Atividade física na infância pode impedir depressão na fase adulta
A atividade física é um bom motivo para estimular as crianças a não passarem o dia na frente do computador e da televisão. Exercitar-se na infância pode impedir a depressão na fase adulta, de acordo com as pesquisas feitas na Austrália, pela Universidade Deakin.
Os pesquisadores analisaram 1.225 homens e mulheres e responderam a um questionário sobre o nível de atividade física que realizaram durante a infância. Esta atividade está relacionada à tendência dessas pessoas a ficarem deprimidas na idade adulta. Como resultado, aqueles que não participaram de atividades físicas tiveram 35% mais chances de desenvolver depressão quando cresceram.
Os estudiosos acreditam que a atividade física pode promover o desenvolvimento de células cerebrais na infância, o que ajudará os adultos a lidar melhor com condições estressantes. Além disso, uma pessoa que não se exercita regularmente quase não tem apoio social, o que pode levar a uma maior probabilidade de sofrer depressão ao longo de sua vida.
Saiba qual o esporte certo para cada faixa etária da criança. Muitos pais querem saber qual a idade adequada para seus filhos participarem de determinados esportes. Para melhor esclarecer esta questão, vamos apresentar algumas atividades para cada faixa etária.
Natação
A natação pode começar com crianças pequenas e não há limite de idade. Em outras palavras, depois de alguns meses, os bebês podem se dedicar às atividades na piscina. A quantidade de treinamento deve ser apropriada para a faixa etária e o nível de desempenho de cada indivíduo.
- Até 9 anos, as crianças não devem treinar mais de 3.500 m por treino;
- De 10 a 12 anos, no máximo 6.000 m;
- Acima de 13 anos, as crianças já podem nadar mais de 6.000 m.
Futebol
Aos três anos, já é possível ingressar numa escola de futebol para um trabalho mais lúdico. O treinamento mais específico, no qual serão passados os fundamentos do futebol, como chute a gol, passe e domínio de bola, começará por volta dos seis anos.
Mesmo que o objetivo da criança não seja melhorar a categoria e se tornar um profissional, há muitos benefícios em incorporar essa atividade às atividades diárias da criança. Isso ocorre porque o futebol é um esporte coletivo, que contribui para a formação da socialização e do caráter pessoal e requer respeito pelas regras e orientação dos superiores.
Artes marciais
As artes marciais infantis contribuem para o desenvolvimento de esportes acadêmicos e mentais, dedicados à coordenação esportiva, equilíbrio e condições cardiorrespiratórias.
Ambas as partes praticam todos os movimentos. Esta abordagem bidirecional é eficaz para todo o corpo da criança, equilibrando força, flexibilidade e coordenação.
Além dos benefícios físicos, essa atividade também pode promover a autoestima, o controle emocional e a obediência. A melhor idade para participar desse esporte é de 7 a 13 anos. No combate aos 13 anos de idade, o treinamento deve ser reduzido.
O treinador deve impor restrições para evitar esforços excessivos, pois isso pode causar danos às crianças porque estão muito ansiosas com a situação de luta.
A atividade física é tão importante quanto as aulas de inteligência competitiva de conteúdo, como matemática, geografia, história, entre outras. É fundamental manter-se ativo, promover o bem-estar das crianças e dos adolescentes, e a solução é bem simples. Não requer nenhum esforço absurdo ou torturante, pelo contrário, é prazeroso e estimulante, quando realizados de forma segura e correta.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter, dessa forma você ficará por dentro de todas as novidades que publicarmos.
Lembre-se, a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades online, para você praticar em família!